quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NEVOEIRO E SINAIS DE NEVOEIRO

NEVOEIRO -  Vapor de água no estado de condensação em massas mais ou menos espessas, formada junto ao solo, e que dificulta a visibilidade.


SINAIS DE NEVOEIRO - São sinais produzidos por determinados aparelhos montados em Faróis, como Trompas, Sereias, Diafones, Sinos, etc, e que funcionam em tempo de nevoeiro, para avisar a navegação de que se encontra na proximidade da terra.


SEREIA - aparelho em que o som é produzido pela acção de ar comprimido através de entalhes ou orifícios de um disco ou um cilindro rotativo. Produz sons estridentes e prolongados. Também é usado nos navios, para assinalarem a sua presença.

DIAFONE - dispositivo que produz um som característico por meio de um obturador em movimento alternativo accionado por ar comprimido. As emissões podem consistir em dois tons, de nível sonoro diferente, sendo o segundo tom de nível mais baixo. Se há apenas um tom, a emissão termina numa queda de som súbita.

TROMPA - instrumento instalado em alguns faróis para emitir sinais de nevoeiro. Este dispositivo consiste num tubo com uma secção transversal de dimensões variáveis e que produz um som característico e elevado, embora de fraca potência. Existem dois tipos de Trompa: 
a) a Trompa de Diafragma produz o som por meio de uma membrana que é feita vibrar por ar comprimido, vapor ou electricidade;
b) um Nautofone é uma trompa na qual a vibração da membrana é feita electricamente.

SINO - dispositivo que produz um som característico pela vibração de uma peça metálica oca em forma de cálice, da qual se extraem sons por percussão.

SINAL DE NEVOEIRO EM MORSE - sinal de nevoeiro que transmite um ou mais caracteres do Código Morse.

GONGO - sinal sonoro constituído por uma placa vibratória, normalmente de metal e circular, no qual o som é produzido através da excitação por percussão da referida placa.


Fonte: "Ajudas à Navegação - Lista de Luzes"
          Vol. I - Portugal - 8ª edição - 2008
          Instituto Hidrográfico - Marinha Portuguesa
          Lisboa


Sem comentários:

Enviar um comentário